Unidade que atenderá pacientes do SUS será erguida ao lado do CAPS, na QR 302

Samambaia deverá sediar a Santa Casa de Misericórdia do Distrito Federal. A previsão é que a unidade seja erguida ao lado do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPSIII), na QR 302. Na última semana, o governador Ibaneis Rocha e a vice-governadora Celina Leão e reuniram com o coordenador da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, o deputado federal Antônio Brito; o presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Mirócles Véras; o ex-governador, Paulo Octávio; e o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo.

Brasília e a única unidade da federação que não possui uma unidade da instituição, que está no país desde o século XVI. “É importante para o DF ter uma sede da Santa Casa como braço de apoio ao Sistema Único de Saúde. Eles fazem um belíssimo trabalho de filantropia e atendimento aos mais necessitados e vamos dar todas as condições para que a construção avance o mais rápido possível”, disse Ibaneis Rocha.

Segundo a CMB, dos 7,3 mil hospitais do país, 1,8 mil são Santas Casas e hospitais filantrópicos, responsáveis por mais da metade da demanda de média e alta complexidade do SUS. Ainda de acordo com a confederação, em 830 municípios brasileiros, as Santas Casas e hospitais filantrópicos são o único equipamento de saúde para atendimento.

“A Santa Casa do DF será um importante apoio para a Secretaria de Saúde, atuando como um complemento. A concepção será para atender as necessidades do SUS da região. Queremos ser um hospital de alta complexidade dentro da maior necessidade do DF”, afirmou o presidente da CMB, Mirócles Veras.

Já o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, lembrou que Samambaia é uma das maiores cidades da região Oeste e o aumento nas opções e ofertas de saúde à população vem em boa hora. “Definição boa que o governador acabou de tomar de disponibilizar o terreno. Vamos ratificar as condições para que a Santa Casa seja construída com toda segurança necessária. Esse é mais um serviço que chega em boa hora, de ampliação dos nossos serviços”, disse.

O deputado Joaquim Roriz Neto parabenizou o Executivo pela iniciativa. “No início do ano recebemos a governadora em exercício, Celina Leão, acompanhada pela secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, que explicaram das tratativas para a construção da Santa Casa. Tenho certeza que a instituição desempenhará um papel fundamental no atendimento à saúde e fico muito feliz por saber que Samambaia sediará a unidade”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *